Sobre o BAYLAT

Sobre o BAYLAT

O Centro Universitário da Baviera para America Latina (BAYLAT)

Assessoramento - Networking – Incentivo

O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) é uma organização do Ministério da Ciência e Arte do Estado Livre da Baviera. O BAYLAT estabelece contato entre instituições de ensino superior da Baviera e da América Latina, divulga a Baviera como centro de tecnologia e de inovação, assim como promove a cooperação científica e acadêmica com a América Latina. O BAYLAT tem a sua sede na Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg (FAU).

Os objetivos do BAYLAT estão diretamente vinculados com a estratégia de internacionalização das universidades do Estado da Baviera. Para cumprir esses objetivos, o BAYLAT planeja e executa suas atividades dentro do conceito da diplomacia científica, acadêmica e da cooperação.

Como centro de excelência e assessoramento, o BAYLAT atua principalmente com as seguintes atividades:

  • O BAYLAT organiza e assessora visitas de delegações dos âmbitos acadêmico, científico e governamental para a América Latina e para a Baviera.
  • O BAYLAT incentiva, por meio de financiamento inicial, projetos binacionais inovadores nas áreas de pesquisa e ensino.
  • O BAYLAT oferece programas de apoio, com suporte econômico a estudantes da Baviera e da América Latina.
  • O BAYLAT promove a criação de redes de qualidade e alianças entre instituições de ensino superior e de pesquisa da Baviera e da América Latina.
  • O BAYLAT adquire parcerias estratégicas em ambas as regiões
  • O BAYLAT oferece assessoria especializada sobre universidades, linhas de pesquisa, instrumentos e possibilidades de cooperação acadêmica e científica na América Latina e na Baviera.
  • O BAYLAT organiza cursos de competência intercultural e oferece palestras específicas sobre países latino-americanos na Baviera.
  • O BAYLAT divulga as instituições de ensino superior da Baviera em feiras acadêmicas em vários países da América Latina e informa na Baviera sobre instituições de ensino superior latino-americanas.
  • O BAYLAT organiza diversos eventos acadêmicos e científicos, tanto na América Latina como na Baviera.

A América Latina é uma região-chave de crescente desenvolvimento científico e tecnológico. Graças à formação eficiente de novas gerações de pesquisadores, diversos países latino-americanos ocupam posições de liderança em diferentes campos da ciência. Essa é uma das razões pelas quais o subcontinente adquire cada vez maior importância. O objetivo primordial do Centro Universitário da Baviera para América Latina consiste em intensificar, sobre a base de uma larga tradição e para benefício mútuo, a cooperação entre ambas as regiões.

Sobre a génese do BAYLAT

A decisão fundamental de estabelecer o Centro Universitário Bávaro para a América Latina (BAYLAT) na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg foi tomada na primavera de 2007. Como a universidade bávara com mais contactos com universidades e instituições de pesquisa latino-americanas, a FAU já oferecia as melhores condições para o estabelecimento deste centro naquela época.


Para garantir a sustentabilidade institucional, o BAYLAT foi finalmente estabelecido como uma instituição central da FAU em Erlangen em 2009. O BAYLAT juntou-se assim ao grupo de Centros de Ensino Superior da Baviera já existentes, dedicados às regiões prioritárias da Índia, Europa Central, Oriental e do Sudeste, China, França e Califórnia. Cada Centro Universitário Bávaro está localizado numa universidade diferente ou numa universidade de ciências aplicadas na Baviera.

No mesmo ano, o Dr. Wolfgang Heubisch, Ministro de Estado da Baviera para a Ciência, Investigação e Artes, e o Prof. Dr. Karl-Dieter Grüske, na qualidade de Presidente da FAU e porta-voz da Universität Bayern e.V., assinaram o acordo de objectivos para o estabelecimento oficial do BAYLAT como um centro de serviços para todas as universidades e universidades de ciências aplicadas da Baviera. Em 26 de abril de 2010, a BAYLAT foi oficialmente inaugurada pelo Ministro de Estado Dr. Heubisch na presença de representantes da ciência e da indústria, bem como de representantes de universidades latino-americanas.